domingo, 15 de janeiro de 2012

Emagrecer com saúde - Mitos e verdades sobre emagrecimento


Todos já ouviram falar sobre alguns pequenos truques e milagres que se dizem eficazes na perda de peso rápida. Desconfiem! A Nutrição é uma ciência lógica, de causa e efeito, e nosso corpo metaboliza e digere os alimentos como uma máquina com livro de instruções, por isso não há espaço para milagres. Confira o que é verdade ou apenas crença popular quando o assunto é dieta.

Comer tarde engorda

Mito - Os tipos de comida que escolhemos é que vai fazer engordar ou não, independemente do relógio!

O corpo processa as calorias da mesma forma durante todo o dia. No entanto, os alimentos que costumamos escolher à noite, principalmente depois do jantar na frente da televisão, são os alimentos chamados reconfortantes – chocolate, biscoitos, bolachas, sorvetes – normalmente são ricos em gordura e/ou açúcar e calorias.
Além disso, comer continuamente até à hora de ir deitar, faz com que não haja nenhum gasto do que acabamos de ingerir. Estes comportamentos que incentivam o aumento de peso.

O que fazer - Na janta procure consumir alimentos ricos em fibras que seguram o apetite e evitam que a fome nos acorde no meio da noite. Aposte em legumes e verduras, de preferência crus (cenoura, pepino, alface, beterraba). Se depois da janta bater uma vontade de beliscar algo, opte por uma fruta (banana, maçã, mamão, goiaba) ou um iogurte desnatado.

Cortar calorias emagrece

Verdade - Para diminuir o peso de forma eficiente, apenas precisamos cortar 25% das calorias totais que estávamos ingerindo.

Fazer uma redução mais drástica só dificultará a perda de peso. As dietas restritivas, com muito poucas calorias, são o maior motivo do efeito iô-iô. Em termos práticos o que acontece é o seguinte: comer menos que 800-1000 calorias por dia faz com que o corpo reduza o seu gasto calórico para conservar todas as calorias possíveis.
O metabolismo não sabe se estamos passando fome porque se nos perdemos em uma ilha deserta sem comida, ou simplesmente, para entrar no biquíni ou um jeans que adoramos. Assim, reage sempre como se fosse uma situação de catástrofe e além de gastar menos calorias ainda armazena mais na refeição seguinte.

O que fazer - Devemos evitar a sensação de fome, ter um plano alimentar com menos 25% das calorias, mas com as porções adequadas de fibras, vitaminas e minerais, para que o metabolismo seja eficiente e ajude a gastar calorias. E também juntar algum exercício físico para manter a massa muscular e assim estimular também o metabolismo.

Alimentos light engordam

Verdade - Ser light não quer dizer que não tenha calorias! Portanto se consumidos em excesso podem engordar sim.

Por definição, produtos light são os alimentos dos quais um dos nutrientes foi reduzido em pelo menos 30% em comparação com o produto que lhe deu origem. Normalmente é reduzido o teor de gordura ou açúcar. Mas, além disso, quando é diminuído o teor de um dos nutrientes referidos é compensado com o aumento de outro nutriente, por uma questão de sabor, textura, aroma. Por exemplo, os chocolates light têm menos açúcar mas têm mais gordura que o chocolate original.

O que fazer - É melhor escolher um dia da semana para comer uma porção pequena do doce preferido, em vez de comer um produto light várias vezes na semana. Os produtos light nos transmitem a falsa sensação de liberdade, com isso é comum exagerarmos na quantia, o que acaba somando quilos a mais na balança.
Fazer jejum emagrece
Mito - Na realidade, a perda de peso que se vê na balança é na verdade perda maioritária de músculo e água.

Com a perda de água o volume corporal diminui e por isso as pessoas sentem-se melhor com o seu corpo. Mas para que o peso e o volume se mantenham é necessário que haja perda de gordura e manutenção do músculo.
Músculos queimam gordura
Porquê que é tão importante manter os músculo definidos? Porque será este que gastará mais energia diariamente e queimará a gordura. Quanto menos músculo tiver menor será o seu metabolismo, ou seja, gastará menos calorias diariamente e, consequentemente, será mais difícil emagrecer.

O que fazer - É essencial evitar períodos de jejum prolongado, fazendo no mínimo 5 refeições diárias e incluindo alimentos ricos em proteína, nas quantidades necessárias para o seu peso, altura, idade e exercício. As melhores fontes de proteína para a perda de peso são carnes magras, ovos, peixe, leite ou iogurte magro e leguminosas (ervilhas, feijão, grão, lentilhas, soja).
Fonte;http://dietaedicas.com/postagem.php?id_post=239

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template Rosinha|Templates e Acessórios